O modismo em odiar a Nintendo

Escrito originalmente em 31/07/2013 para o site Wii U Brasil
http://www.wii-brasil.com/usrnoticia.php?id=9535

Um texto breve para reflexão.

Acho que desde que eu levo games à sério, eu nunca vi a Nintendo angariar tanto negativismo quanto em qualquer geração anterior de consoles. O Wii U foi mostrado ao mundo injustamente taxado como um console defasado, notícias depreciativas secando o console mesmo quando coisas ótimas sobre ele eram mostradas e assim se seguiu até o aparelho ser lançado em novembro do ano passado.

O Wii U, que até o momento vendeu 3,61 milhões de unidades em oito meses, está em um estado alarmante mesmo com grandes títulos à caminho. É onde entra a imprensa de games que nunca sabe valorizar uma boa chance de sossegar o facho, podemos ver companhias como THQ e Index corporation declarando falência e vendendo filiais para pagar dívidas, jogos vendendo mal nas outras plataformas, Sony alfinetando a Microsoft na E3, a imprensa só sabe profetizar uma coisa: “A Nintendo vai sair do mercado de consoles”, logo que veem uma notícia que não favorece a companhia centenária de Kyoto, eles as escrevem da forma mais sensacionalista possível, normalmente eles pegam alguns fatos como o descaso das thirds com o Wii U (uma triste e patética realidade, por sinal) e escrevem um texto com a linguagem mais apocalíptica possível, mesmo em situações aonde a Nintendo não tem absolutamente envolvimento nenhum (vide a recente notícia de que Batman Arkham Origins para Wii U não terá multiplayer online), a Nintendo ainda é referida em um tom depreciativo. A consequência de textos assim se multiplicando exponencialmente pela internet é um modismo irritante profanado por gente leiga querendo dar uma de intelectual: o modismo de odiar cegamente a Nintendo e de desejar o pior para ela, postagens falaciosas tratando a Nintendo como uma “pobre coitada”, uma empresa “desesperada”, antiquada, o clássico “videogames de criança”, etc.

Se algum desses leigos (pra não chamar de outra coisa) se atrevessem a usar o Google mais vezes, descobriram que a Nintendo é uma das companhias mais ricas do Japão, com um cacife de 11 bilhões de dólares e valor de mercado MAIOR do que o de toda Sony Corporation (que no começo do ano, leiloou um dos prédios para pagar dívidas). Falando em Sony, é curioso como a imprensa não exerce a mesma pressão contra a mesma para ela sair do mercado de portáteis, visto o desempenho do PSVita que é comparável ao do Wii U e foi PRATICAMENTE ESQUECIDO na maravilhosa e brilhante conferência da Sony na E3. A imprensa de games é tão hipócrita e sensacionalista quanto as outras especialidades da mídia, ajuda mais que diretamente a sustentar o estigma que os consoles Nintendo enfrentam com third parties, aliena pessoas leigas no assunto, exagera a verdade e, acima de tudo, difama a companhia cujo legado é invejado pela Sony (prova na fonte).

Dissertem a respeito.

OBS: Eu sei que eu estou omitindo que a Nintendo também faz suas lambanças, eu escrevi esse texto no improviso pela necessidade de desabafar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s