Collab: Por que o Wii U tem poucos lançamentos

Originalmente escrito por André Maske, concordo com absolutamente tudo.

Antes de emitir essa opinião, saibam que vou comprar um Wii U por causa de MK8 e Smash.

A Nintendo só está colhendo os frutos da inércia e prepotência dela. Somente agora ela se tocou que fazer jogos HD dá muito mais trabalho. Isso que ela podia observar os exemplos das outras empresas que se bateram e muito entre 2006 e 2009. Foi um festival de jogos medíocres e/ou atrasados. O problema agora é que as outras empresas já se bateram bastante na última geração e têm know-how para ter produtividade e qualidade em jogos HD. O fato de a Nintendo não ter conseguido lançar Pikmin rápido, além de outros jogos, desacelerou muito o embalo do console e desestimulou as thirds. Agora o Wii U vai estar numa seca de 3 meses. Por ela perceber que não vai ter a produtividade necessária que ela vai passar a licenciar suas IPs para outras desenvolvedoras com experiência em HD. Óbvio, é a única maneira de manter um ritmo de jogos no console e de thirds lançarem títulos exclusivos, já que o diferencial do Wii U, que é o gamepad, nem a Nintendo soube usar, como ela mesmo admitiu.

Agora as outras desenvolvedoras estão com engines, geradores e processos desenvolvidos para a nova geração. Um exemplo fácil de observar é a Square. De 2006 a 2010 ficaram só se batendo pra fazer o fiasco da engine de FFXIII. O jogo saiu atrasado e com muito menos liberdade que os jogos da geração passada. Claro, não sabiam fazer jogo HD, ficaram lambendo cada objeto do cenário e não podiam mostrar muita coisa, já que consumia tempo e dinheiro. No fim das contas saiu o que saiu. Agora, porém, já aprendeu como se trabalha nesse novo panorama, como várias outras empresas, jogou fora a ridícula Crystal Tools e desenvolveu a Luminous Engine, que, em vez de requerer que cada fio de barba seja feito manualmente, automaticamente gera a barba do personagem. A Square, apesar de ser uma empresa com muito menos mão de obra e recursos que a Nintendo, está lançando 5 jogos HD nesse primeiro semestre, 3 inéditos e 4 para o PS4. O mesmo se aplica para estúdios da Sony, da EA, da Activision e de tantas outras.

Não, a Nintendo não vai falir, não, o Wii U não é um fracasso. Sim, o Wii U tem jogos e são bons. Só estou constatando uma situação que podia muito bem ser outra se a Nintendo olhasse um pouquinho para o lado. Acredito que essa nova política de licenciar IPs vai proporcionar muitos jogos bons no futuro, enquanto a Nintendo aprende a acelerar a produção em HD. O que acredito que será rápido, a Nintendo sempre foi competente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s