Os motivos pelo qual a Nintendo não lançará um Wii U sem Game Pad

É um assunto que eu já queria discutir há um tempo atrás. Lembram do meu post sobre gimmicks? Lá eu não fui suficientemente claro sobre por que um Wii U sem Game Pad é uma má idéia, então o post de hoje vai relacionar alguns motivos pelo qual a Nintendo não lançará um Wii U sem Game Pad tão cedo.

Primeiramente, para lançar um Wii U sem Game Pad a Nintendo precisa antes lançar o Game Pad avulso no varejo (coisa que ela já deveria estar fazendo agora, à propósito), porque obviamente haverão compradores do console sem Game Pad interessados em completar o sistema. Sem falar do óbvio, o Wii U ainda precisa vir com um controle na caixa, e este precisa ser o Pro Controller, por causa do posicionamento de botões análogo ao do Game Pad.

Segundo, temos os jogos já disponíveis para o console atualmente. Você pode dizer que muitos deles “não usam” o Game Pad, mas alguns deles também não oferecem suporte ao Pro Controller ou ao Wiimote + periféricos, o que pode significar problemas para quem compra o aparelho mas não quer comprar o Game Pad. Mas o real problema está nos jogos que usam extensivamente o Game Pad, seja na gameplay, para suporte a 5 jogadores simultâneos, os jogadores que comprarem um Wii U sem Game Pad ficarão privado de tais jogos, comprometendo boa parte do investimento.

Terceiro e um cenário completamente hipotético, imaginando que a Nintendo lance um Wii U sem Game Pad com o objetivo de descontinuar o suporte ao novo controle, consumidores que compraram o modelo anterior seriam alienados, porque os jogos futuros iriam gradativamente inutilizar aquilo que deveria ser o principal atrativo do console. Claro, considerando que a Nintendo quer é vender uma experiência e não só uma caixa para rodar jogos, isso nunca aconteceria, e também, como eu disse antes, a Nintendo ao mesmo tempo não vai forçar sua experiência pelas nossas goelas. Como eu já citei no meu review do Wii U, este é um console que valoriza muito as escolhas do jogador, você usar cinco controles diferentes no aparelho, e esses cinco controles muito fazem parte da experiência oferecida pelo Wii U, se um jogo preferir usar o Pro Controller ao invés do Game Pad, isso não deveria ser um problema, se preferir usar o Wiimote, Wiimote + Nunchuk ou o Classic Controller, isso também não deveria ser um problema.

E sabem, eu consigo entender porque muitos jogadores se frustram quando um jogo “não usa” o Game Pad de alguma forma ou mesmo o descartam, mas eu consigo entender porque sou capaz de olhar em várias direções, pessoas que fazem certas reclamações usualmente só enxergam em uma direção, que é a do Game Pad. O Wii U não é contituido somente de Game Pad, quem compra o Wii U está levando: Game Pad, Miiverse, suporte à cinco controles diferentes, retrocompatibilidade com o Wii, loja online com jogos originais e Virtual Console. Recentemente, a Nintendo lançou uma atualização que nos permite usar o Wii Mode no Game Pad, inclusive apontar o Wiimote diretamente para ela e tudo mais, futuramente haverá outra que nos permitirá iniciar qualquer software pré-instalado mais rapidamente através do Game Pad. Então, eu sinceramente acho que é tolice falar que o Game Pad não é devidamente utilizado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s