IN SAKURAI WE TRUST!! Smash Bros. Direct 08/04/2014 (parte 3)

Bem-vindos à última parte das minhas impressões sobre o Super Smash Bros. Direct, finalmente entramos nos newcomers, custom movesets e o novíssimo Smash Run, encerrando com a revelação surpresa ao final do vídeo e um comunicado importante aos leitores do meu blog. Sem mais delongas, apreciem o texto.

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NOVOS LUTADORES:

Rosalina & Luma: Começando com Rosalina, a princesa do espaço luta ao lado do seus companheiros Lumas, com o movimento especial Luma Shot, Rosalina pode atirar o Luma à uma certa distância e trazê-lo de volta. O luma em si pode andar e atacar individualmente e usando os seus próprios movimentos, mas ambos ainda são controlados ao mesmo tempo pelo jogador. O fato de você poder separar Rosalina & Luma ao seu bem entender abre dezenas de possibilidades com combinações de seus ataques individuais, como usar o Luma para retardar a aproximação do oponente ou iniciar um combo com a Rosalina, emendando com o Luma e finalizando com a Rosalina de novo.
Movimento especial lateral, Star Bits: Luma dispara uma série de star bits nos oponentes, ele pode fazer isso longe da Rosalina, porém fazer isso pode deixá-la de guarda baixa;
Movimento especial para cima, Launch Star: Um excelente movimento de recuperação com longo alcance;
Movimento especial para baixo, Gravitational Pull: Este movimento, que simula o ponteiro do Wiimote em Super Mario Galaxy, atrai itens para perto da Rosalina, funcionando até mesmo com itens atirados contra ela, também pode ser usado para bloquear projéteis;
Final Smash, Power Star: Rosalina materializa uma estrela do Mario Galaxy em campo e esta começa a disparar estrelas cadentes em todas as direções, basicamente um turret estacionário que permite a Rosalina se mover e atacar ao mesmo tempo.

Little Mac: O boxeador de Punch-Out apareceu em Brawl como um Assist Trophy, e com o lançamento de um novíssimo Punch-Out para Wii, Little Mac finalmente terá a sua chance, sendo ironicamente o primeiro personagem de um jogo de luta a aparecer em Smash Bros. Como descrito pelo Sakurai, embora tenha um corpo pequeno, ele possui socos muito fortes e também rápidos, sendo um boxeador, todos os seus ataques utilizam somente seus dois punhos, inclusive Sakurai comenta que isso trouxe certas dificuldades na hora de montar seu moveset e crê que o Little Mac é um personagem “mais fresco que o normal”. Lutando no chão, Little Mac é extremamente poderoso, possuindo até mesmo ataques que bloqueiam o flinch de outros ataques e Smashes incrivelmente fortes. MAS… Little Mac em termos de combate aéreo é extraordinariamente fraco e extremamente vulnerável, inclusive com habilidades de recuperação terríveis.
Movimento especial neutro, Straight Lunge: Little Mac carrega um soco de direita que o lança para frente, enquanto carrega o movimento, Little Mac não sofrerá flinch de nenhum ataque.
Power Meter: Recurso exclusivo do Little Mac, acima do seu medidor de dano, há uma barra que se enche lentamente a medida em que você acerta seus oponentes e evita tomar dano ao máximo possível, quando o Power Meter estiver cheio, o movimento especial neutro se tornará o KO Uppercut, acerte este ataque e seus oponentes morrerão instantaneamente! Independente da porcentagem e podendo acertar múltiplos alvos de uma só vez!
Movimento especial lateral, Jolt Haymaker: Little Mac dá um pequeno salto e desfere um soco para baixo, podendo ser usado para desviar de projéteis enquanto avança contra os oponentes;
Movimento especial para cima, Rising Uppercut: Movimento de recuperação do Little Mac, mas desde que o personagem já não pula alto, você o usará mais como ataque;
Movimento especial para baixo, Slip Counter: Nada muito diferente dos counters usados pelos personagens de Fire Emblem, ele finge tomar um golpe e então aplica um gancho no oponente;
Final Smash, Giga Mac: O que foi, você já não achava o Little Mac apelativo o suficiente?
Bônus: Little Mac terá um traje alternativo de Wireframe Mac, do arcade original do Punch-Out.

Villager: Se você curtia as piadas que faziam com o Villager, veja se esses moves farão elas continuarem ou mudar sua opinião.
Movimento especial Neutro, Pocket: Com esse movimento, o Villager pode colocar QUALQUER COISA no bolso! Itens, projéteis físicos, projéteis de energia, itens gerados por lutadores (nabos da Peach, mola do Sonic, etc.), e atirá-los de volta sempre que quiser;
Movimento especial lateral, Lloid Rocket: No chão, você o lança como um míssil, no ar você monta nele e voa para frente, sendo útil como movimento de recuperação;
Movimento especial para cima, Balloon Trip: Villager põe o capacete do Balloon Fight na cabeça e sai voando por um curto tempo, se os dois balões estourarem, ele ficará helpless.
Movimento especial para baixo, Timber: 3 passos, Villager planta uma semente que logo vira muda, rega-a para fazê-la crescer em uma árvore, e depois a corta com um machado, funcionando como um forte projétil de curto alcance;
Final Smash, Dream Home: Surgem vários Tom Nook em volta dos oponentes prendendo-os e construindo uma casa em volta deles, quando a casa fica pronta, ela explode e lança longe todos os oponentes que estavam lá dentro. Funcionamento muito similar ao Cook Kirby do jogo anterior, o que pode significar a razão pelo qual o Final Smash do Kirby foi substituído.

Mega Man: Como demonstrado em seu trailer e no Developer Direct, TODOS os ataques do Mega Man foram baseados em algum Robot Master, sendo a única exceção o Mega Upper que foi tirado de Marvel vs. Capcom. Os golpes terrestres incluem: Sliding, Top Spin, Mega Upper, Charge Shot, Spark Shock e Flame Blast. Entre os aéreos estão: Flame Sword, Slash Claw, Air Shooter e Hard Knuckle. O grab é o Super Arm e, claro, seu ataque normal é o Mega Buster. Entrando nos ataques especiais:
Movimento especial neutro, Metal Blade: Um projétil em forma de serra que pode ser atirado em 8 direções e os outros personagens podem pegá-lo como um item;
Movimento especial lateral, Crash Bomber: Projétil explosivo que gruda nos oponentes, similar ao item Gooey Bomb você pode passá-lo de um oponente para o outro por meio de contato físico;
Movimento especial para baixo, Leaf Shield: Faça o comando uma vez para gerar o escudo em volta de você, ele te protege de projéteis e permite que você ande e ataque ao mesmo tempo, faça o comando de novo para lançar o escudo contra o seu oponente;
Movimento especial para cima, Rush Coil: À grosso modo, funciona como a mola do Sonic;
Final Smash: Não foi especificado um nome, mas a cena mostrada é APOTEÓTICA!! Mega Man invoca suas outras quatro versões (X, Battle Network, Volnutt e Starforce) e disparam um raio gigante contra o prédio da Capcom os oponentes, Mesmo com tal cena, não ficou claro se será um Final Smash em forma de CG como o do Captain Falcon no Brawl.

Wii Fit Trainer: Ela não teve todo o conjunto de golpes especiais revelados, o foco na seção dela foram apenas dois deles: Deep Breathing e Sun Salutation:
Movimento especial para baixo, Deep Breathing: Baseado em um exercício para unificar a mente, faça o anel branco se fechar no círculo vermelho com timing certo e todos os ataques da Wii Fit Trainer darão dano máximo;
Movimento especial neutro, Sun Salutation: Um projétil de fogo que a Wii Fit Trainer carrega simulando o exercício de fitness com o mesmo nome, você pode carregar e disparar de uma vez ou manter a carga para disparar depois. Sakurai ensina que você pode carregar um Sun Salutation, segurar a carga, lançar seu inimigo para longe para ter tempo de usar o Deep Breathing e em seguida disparar o projétil com carga máxima e dano aumentado para acabar com seu oponente, nenhum outro personagem tem esse tipo de combinação. No final, é revelado o Wii Fit Trainer masculino como traje alternativo, o poder de ataque e alcance dos golpes são os exatos mesmos.

GOLPES ESPECIAIS MISTERIOSOS: Sakurai foi breve neste tópico, um breve vídeo mostrando ataques especiais diferentes do normal, como Mario soltando uma fireball gigante ou uma fireball que viaja em linha reta, Marth fazendo um shield breaker que o lança uma grande distância para frente, Donkey Kong carregando o headbutt com imunidade a flinch, entre outros. Assim, Sakurai anuncia a customização de movesets, porém o único detalhe importante comentado é que você não poderá usar customizações ao jogar no modo online com estranhos. No fim, Sakurai prometeu entrar em mais detalhes em breve.

SMASH RUN: O último tópico e, na minha opinião, o ápice de todo o Smash Bros. Direct, o novíssimo modo Smash Run!! Primeiramente e mais importante de tudo, este modo é exclusivo da versão para 3DS, e o motivo para isso está no funcionamento do modo em si que só seria possível com telas separadas.
No modo Smash Run, você e mais três oponentes são jogados em um gigantesco campo de batalha em forma de labirinto, seu objetivo é derrotar inimigos sortidos que liberarão power-ups para você coletar aumentar o seu poder, ao todo são seis power-ups diferentes: Speed, Jump, Attack, Special, Arms e Defense. Você tem um limite estrito de cinco minutos para coletar o máximo possível de power-ups, ao acabar este tempo, os jogadores serão postos em uma batalha com regras especiais aonde os power-ups coletados serão postos à prova. Vão haver várias regras especiais criando todo o tipo de situação inusitada, regras como: Reflect (todos os personagens refletirão projéteis), Flower (todos os personagens terão uma flor na cabeça, gerando dando automático), Easy Launch (todos os personagens voarão com mais facilidade ao tomar ataques). Climb (escale uma torre o mais alto que puder). Ao fim de uma batalha, jogadores poderão rapidamente começar outra partida sempre que quiserem. Entretanto, não será somente passear pelo campo de batalha e derrotar inimigos, diferentes eventos aleatórios podem ocorrer à todo momento, coisas como “maximizar subitamente velocidade e pulo de todo mundo”, “uma ventania atingindo todo o lugar”, “surgimento de uma rajada de Bullet Bills atrás de você” e etc. Além de tudo isso, você pode, antes de entrar em um jogo, se equipar com itens para facilitar o seu progresso, são itens específicos como um gigantesco raio horizontal, uma power bomb do Super Metroid, invocar dois imensos ciclones, teletransporte e/ou mesmo um item comum à sua escolha. Por fim, ele comentou algo que eu tinha percebido na hora, as regras do Smash Run são muito semelhantes às regras do modo City Trial no jogo Kirby Air Ride, o que ajuda a justificar ainda mais o fato deste modo ser exclusivo para 3DS. Também é possível notar elementos do multiplayer de Kid Icarus Uprising, como o sistema de powers que é da onde o sistema de itens equipáveis foi inspirado.
Quanto aos inimigos com quem você luta neste modo, nada de inimigos genéricos como no The Subspace Emissary, quer dizer, alguns deles até retornam, mas os inimigos que você enfrentará virão de diversos universos Nintendo: Goombas, Stalfos, Tacs, Kihunters, Reapers, Mettaurs, Tiki Buzzes, Bulborbs, Chandelures, e a lista segue.

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E assim, Sakurai encerra o Super Smash Bros. Direct, explicando que a série reune dezenas de personagens Nintendo em um só lugar, e não existe quase nada igual à isso (embora saibamos muito bem que muitos jogos assim já tentaram, certo? 😉 ), ele também diz que sua equipe está dando o melhor de cada para tentar nos entregar os melhores jogos possíveis. Sakurai levanta os braços pra fazer o gesto do Nintendo Direct…… e se despede. O último vídeo é um show-off de todos os personagens confirmados até o momento.

MAS ESPEREM, AINDA HAVIA MAIS!!

Minha reação: Lembram do personagem que se transformava que eu comentei na segunda parte? Pois é, Charizard está de volta como seu próprio personagem… e nada de Pokémon Trainer. Quanto ao Greninja, achei completamente inesperado, Smash Bros. foi anunciado antes mesmo do lançamento de Pokémon X e Y, chega a ser surpreendente o salto de popularidade alcançado pelo Greninja à ponto de ele ser elegível como personagem jogável.

Reação dos outros: MUH! CADÊ O MEWTWO?! SAKURAI ME TROLLOU!! HUE HUE HUE!!

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Bom, eu quero aproveitar esse momento pra agradecer à todos que leram até esta terceira parte, é o maior texto que eu publico neste blog e me tomou boas quatro horas para redigí-lo. Além disso, o hype por Smash Bros. está mais alto do que nunca, eu tenho total confiança no trabalho de Masahiro Sakurai e a convicção de que ele e sua equipe nos entregarão jogos de altíssima qualidade.

E é nesse espírito de confiança e hype que eu anuncio aqui agora, a MARATONA MASAHIRO SAKURAI!! A partir da próxima semana, eu irei escrever reviews de quase todos os jogos dirigidos e/ou desenhados por ele, será um projeto longo e eu espero que até o tempo de conclusão, eu já tenha Super Smash Bros. for Nintendo 3DS à disposição para incluí-lo nesta maratona de reviews.

Até a próxima, e não percam! 🙂

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