Antes e Agora: Série New Super Mario Bros.

Quando surgiu em 2005, o primeiro New Super Mario Bros. lançado para Nintendo DS foi um smash hit, rapidamente se configurando como o jogo mais vendido de todo o console, posteriormente veio New Super Mario Bros. Wii em 2009 carregando título de primeiro Mario 2D para consoles de mesa em 18 anos, chegamos em 2012 e recebemos New Super Mario Bros. 2 para 3DS e New Super Mario Bros. U para Wii U quase que em rápida sucessão e deixando uma má impressão na série devido ao curtíssimo intervalo entre cada um e também à baixa qualidade de NSMB2.
Pois bem, há sete meses atrás, eu comecei a redigir reviews de cada um dos quatro jogos, e agora, às vésperas de uma nova maratona de reviews, acho que chegou a hora de revisitar os jogos e ver se as minhas impressões continuam as mesmas de sete meses atrás. Serei breve sobre cada jogo porque farei apenas um texto.

Mario 2D para mim sempre foi, e sempre será, sinônimo de simplicidade. Mario 2D é o tipo de jogo que não precisa ser sofisticado em lugar nenhum para ser um grande jogo, tudo que me interessa neste jogo é andar para frente e pular, um princípio simples que se mantém vivo e efetivo até os dias de hoje, aonde os gráficos 3D que rumam ao ultra realismo estão dominando. Depois de New Super Mario Bros. tivemos muitos outros jogos 2D mas com um pé nos visuais modernos, como Rayman Origins, Donkey Kong Country Returns e Sonic The Hedgehog 4.

Embora Mario esteja mais envolvido nos dias de hoje com suas aventuras em 3D, é inegável que Mario 2D ainda é muito popular, tanto que aparentemente depois do hit de 2005 que foi NSMB, tornou-se obrigatório um Mario 2D em cada novo console da Nintendo, mas será que os fãs de longa data vêem isso com bons olhos? Até hoje eu não gosto de como as pessoas olham com negativismo para os Marios 2D modernos, quer dizer, eu entendo reclamarem de NSMB2 (inclusive porque eu mesmo dei uma nota baixa para o jogo no review original), mas reclamarem de NSMBU? Eu acho aquele jogo fantástico, jogo ele até hoje, tanto sozinho quanto com os meus amigos, é simples, acessível e divertidíssimo, os três elementos onipresentes em um Mario 2D. Agora confira minas opiniões atuais sobre cada jogo.

New Super Mario Bros.: Continua viciante e variado mesmo 9 anos depois de lançado. De fato, eu posso até assegurar-lhes que este jogo possui replay infinito, todos os que começam à jogá-lo ficam com desejo de chegar até o final. Quanto ao multiplayer, este vem sido o meu jogo indispensável em rodadas de jogatina em grupo com os meus primos, os minigames são excelentes formas de se descontrair e ter algo para umas partidas rápidas, seja sozinho ou em grupo. Uma obrigatoriedade para qualquer dono de DS ou mesmo 3DS.

Placar anterior: 9.0 Placar atual: 9.0

New Super Mario Bros. Wii: Não venho jogado muito esse em detrimento de NSMBU, mas algumas coisas sobre esse jogo são bem claras e todos sabem. Dentre os 4 jogos da série, este é o mais fácil e mais acessível de todos, tanto que jogá-lo em single player pode fazê-lo perder a graça muito rapidamente, quer dizer, ele oferece seus momentos de desafio e a mecânica do Super Guide funciona em seu objetivo de dar mais liberdade para aumentar a dificuldade… mas você não a vê sendo aproveitada neste senntido durante o jogo, inclusive é possível afirmar que um jogador habilidoso poderá completar o jogo sem sequer saber de sua existência, mas o que faz o jogo ser tão fácil para um jogador na verdade é o reles motivo de ele não ter sido feito para se jogar sozinho, este jogo é famoso por introduzir quatro jogadores em uma só tela correndo para a mesma fase, e isso parece ter recebido um foco ímpar em seu desenvolvimento. E com exceção das saídas e fases secretas, o jogo em si não oferece nenhum fator replay relevante, há os vídeos destraváveis no castelo da Peach, mas depois disso não há mais nada. Não me interprete mal, ainda é um jogo divertidíssimo que todo dono de Wii deveria fazer questão de ter, mas comparado com a sua entrada mais recente na série, NSMBWii acaba se tornando obsoleto.

Placar anterior: 8.5 Placar Atual: 8.0

New Super Mario Bros. 2: Aquele que deveria ser o ganso dos ovos de ouro mas na verdade é a ovelha negra da série. Lançado com o objetivo de sequencializar o NSMB original, NSMB2 terminou sendo o mais inexpressivo de toda a série, eu vou além e digo que ele é o mais inexpressivo de toda a história dos Marios 2D! Falo sério, até mesmo SMB2 Lost Levels tinha coisas que o faziam memoráveis como sua infame dificulldade alta (causada pelo seu odioso level design). Estou falando que o jogo é ruim?… bom, sim e não. Como um Mario 2D, ele ainda retém o elemento que o faz divertido, eu gostei de jogar as fases, encontrar as saídas secretas e desbloquear as fases do mundo extra, eu tive um bom tempo com NSMB2. Mas, lembram-se do que eu falei la em cima sobre o forte de um Mario 2D ser a simplicidade? NSMB2 tenta inventar moda ao adicionar uma muito redundante gimmick de coletar moedas, inclusive a capa do jogo ilustra isso como o principal objetivo, ninguém pediu por esse tipo de coisa em um Mario 2D, e o lance de coletar moedas é tão esfregado na sua cara que todas as outras coisas boas que o jogo tem a te mostrar (como o retorno da Raccoon Leaf) acabam ofuscadas, e esse fator negativo é intensificado pelo reuso da trilha sonora de NSMBWii e sua baixa dificuldade em geral. Entretanto, o lance de coletar moedas nem é de todo o mal, poderiam ser uma adição bem-vinda caso estivesse restrita ao modo Coin Rush, a melhor coisa que este jogo tem a oferecer, o Coin Rush é muito divertido, especialmente quando você tenta bater recordes recebidos de outros jogadores via StreetPass e/ou compra os DLCs de fases extras exclusivas para este modo. Mas para ser honesto, caras, desde que eu coletei 1 milhão de moedas, eu venho tocado muito pouco neste jogo, precisamente porque só o Coin Rush me interessa nele, o lance de coletar moedas é tão redundante que nem era necessário que eu comentasse os danos que isso causou à dificuldade do jogo.

Placar Anterior: 6.5 Placar Atual: 6.5

New Super Mario Bros. U: Começo reafirmando o que eu disse no review original, é o melhor jogo da série disparado! Toneladas de fanservice, trilha sonora renovada, equilibrio PERFEITO para single e multi, o primeiro com modos de jogo extras baseados no jogo principal, novidades de gameplay notáveis, e o mais importante de tudo, É SIMPLES E ACESSÍVEL. Eu não me canso de rasgar elogios para este jogo, o único defeito considerável que vejo nele é a sua trilha sonora que merecia um maior refinamento. Quando eu não estou jogando outra coisa no Wii U, eu sempre ponho esse jogo, as fases são incrivelmente bem feitas e memoráveis e o World Map unificado dá aquela sensação gostosa de grande aventura. As edições mais recentes do jogo vêm com a expansão New Super Luigi U gravada no disco, esta expansão substitui todas as mais de 80 fases do jogo por fases novas focadas em desafio, elas tem menor duração e menor limite de tempo e, diferente de todas as entradas anteriores, NSLU será capaz de testar sua paciência em certos momentos, além de oferecer todas as comodidades do jogo original. Atualmente NSMBU é o jogo mais vendido do Wii U, e diferente das mentes fechadas que criticam injustamente este jogo, ele merece cada única cópia vendida.

Placar anterior 9.5 Placar atual: 9.5

2 pensamentos sobre “Antes e Agora: Série New Super Mario Bros.

  1. É, infelizmente New Same Shit, como eu gosto de chamar “carinhosamente”, saturou legal depois dos lançamentos sucessivos. Não cheguei a jogar o 2, mas o de Wii U não me dava nem vontade de jogar direito por causa dessa saturação. Contudo, quando joguei, me diverti bastante, tanto no single quanto no multi, porque os jogos da série são legais, mas foi como tu disse – esse negócio de terem lançados os dois últimos quase que um em seguida do outro, fez parecer como se a série tivesse dado uma estagnada e virado caça-niquel, o que não é nem um pouco verdade.

    • O pior problema de tudo é que a Nintendo está negligenciando Mario 2D. A existência de algo com Super Mario Maker, ao mesmo tempo que é fantástica e algo que todo mundo sempre quis, também alimenta uma preocupação medonha de que a Nintendo nunca mais fará Mario 2D, isso é pior que qualquer console mal projetado, marketing ruim em cima de algum produto, em suma, o pior erro que a Nintendo pode cometer, equivalente a cortar uma perna.

Deixe uma Resposta

