A teoria do medo das third-parties em competir com a Nintendo

Muitos devem saber que o jogo da Ubisoft, Watch_Dogs, foi adiado até novembro para Wii U enquanto as demais versões já estão à venda, assim destruindo qualquer possibilidade de o jogo fazer sucesso comercial no console, aumentando o ódio dos fãs da Nintendo pela Ubisoft, piorando a reputação dos fãs da Nintendo por causa da infantilidade e falta de educação e, acima de tudo, alimentando as desculpas das third-parties para não lançar conteúdo no Wii U. Quer dizer, eu ainda confio na Ubisoft, eu pretendo comprar Watch_Dogs se eles apresentarem conteúdo de qualidade para mim, e espero que a Ubisoft tenha um pingo de bom senso e inclua conteúdo exclusivo para justificar o atraso, se esconder atrás do Game Pad para explicar a falta de conteúdo que justifique comprar um jogo que já estará no mercado há mais de sete meses nas plataformas concorrentes não fará donos de Wii U com mente aberta (como eu mesmo) comprarem o jogo.

Mas não é (só) de Watch_Dogs que eu quero falar, recentemente esta notícia veio ao ar e trouxe uma sensação intensa de dejá-vu. O simulador de corrida Project Cars, desenvolvido pela Slighty Mad Studios e publicado pela Bandai Namco games, teve seu lançamento das versões de PS4, Xbox One e PC anunciados para novembro, enquanto a versão de Wii U foi adiada indefinidamente para 2015

Pois é, quando a gente pensa que ninguém mais vai cometer a infelicidade da Ubisoft, cai uma bomba dessas assim do nada, igual ataque terrorista. Mas acontecer isso com Project Cars me frustra mais do que com Watch_Dogs, por dois simples motivos: 1) A desenvolvedora anunciou o jogo com foco nas versões de PC e Wii U, Project Cars foi um jogo que começou com uma campanha do Kickstarter e eventualmente conseguiu uma publisher, a Bandai Namco, para financiar todas as coisas previstas para o projeto; 2) Em uma pesquisa sobre qual versão as pessoas pretendem comprar, a versão para Wii U foi a mais votada de todas!! A demanda por este jogo no Wii U é grande e expressiva, especialmente quando o PS4 receberá Driveclub e o Xbox One recebera Forza Horizon no mesmo período que eles pretendem lançar o jogo para essas plataformas, quem diabos planejou o lançamento desse jogo? Eu não trabalharia com uma pessoa dessas! Não só o interesse pela versão de Wii U desaparece como os donos de PS4 e Xbox One com qualquer bom senso em suas cabeças optarão pelos simuladores de corrida first-party por causa da qualidade superior, sobrando assim só a versão para PC sem competição.

Agora chegamos ao ponto que eu quero abordar: Competição. Pessoas estão pensando na teoria do adiamento de Project Cars para Wii U devido ao motivo de não quererem que as vendas sejam canibalizadas pelos próprios jogos da Nintendo, pelo mesmo motivo acredita-se que Watch_Dogs para Wii U foi adiado para este não perder em vendas para Mario Kart 8, já que dentre os fãs de consoles, o da Nintendo é o mais condicionado a só consumir software first-party. No caso do Wii U, Project Cars estará competindo com quem? Me corrijam se eu estiver errado, mas não me lembro de nenhum lançamento da Nintendo para o mês de novembro, o que já invalida o motivo do adiamento para 2015. Mas ainda assim, Project Cars estará peitando Driveclub da Sony e Forza Horizon da Microsoft!! A desenvolvedora, no mínimo, deve ter muita confiança em seu software para fazê-lo peitar dois jogos do mesmo gênero mas que possuem interesse maior pelo reles fato de serem first party. Se eles se dispõem a peitar os simuladores first-party da Sony e Microsoft, por que eles não podem peitar os jogos da Nintendo da mesma forma? Quer dizer, para competir com Driveclub e Forza Horizon eles tem total confiança na qualidade do seu produto, mas para competir com a Nintendo eles dão para trás e vêm com a desculpa clichê de “adicionar melhoras e aperfeiçoamento da experiência”. Porque este jogo foi desenvolvido com o Wii U e o PC em mente! Não há o menor motivo para a versão de Wii U ser adiada, de fato, era ela e a de PC que deveriam ser lançadas primeiro, porque foram as versões de PS4 e Xbox One que foram anunciadas depois.

Tá na hora de TODAS as third-parties criarem vergonha na cara e começarem a fazer SOFTWARE COMPETITIVO!! Jogos third-party não vendem mau em consoles Nintendo por conta de datas, falta de apoio e tais. Eles vendem mau por serem ruins, por acharem que o consumidor Nintendo vai aceitar qualquer porcaria. Isso acaba condicionando o fã da Nintendo à ignorar o software third-party como se todos eles fossem de baixa qualidade, gera um preconceito que não deveria existir em primeiro lugar. Eu não vou ficar com raiva da Bandai Namco como muitos estão ficando, fizeram uma coisa idiota? Sim, fizeram, mas eles ainda são uma grande empresa e também porque considero um ato poser se revoltar dessa forma por causa de um jogo.

Por fim, olhem para os jogos first-party que a Nintendo já lançou e ainda lançará para Wii U, olhem a qualidade deles:

É ISSO que queremos de um multiplataforma no Wii U, não pedimos tratamento diferenciado e nem merecemos tal negligência. Prova disso é Rayman Legends, um jogo excelente no Wii U cuja sua versão é a mais bem sucedida que todas as outras, e isso porque foi um exclusivo perdido e que recebeu um tratamento pior que Watch_Dogs na minha opinião. Quero ver mais ousadia das third-parties em consoles Nintendo, quero que eles façam software competitivo, quero jogos melhores que os first-parties e second-parties (Rayman Legends e DuckTales Remastered são facilmente melhores que NSMBU, e olha que eu adoro esse jogo), quero que eles manifestem confiança total no produto deles, quero vê-los peitar o próprio software da Nintendo fazendo melhor, lançando no mesmo dia e de quebra com uma prateleira lotada na loja bem do lado da prateleira da Nintendo. Quero jogos graficamente mais bonitos que Mario Kart 8 e rodando à 60fps, quero experiências multiplayer mais viciantes que Smash Bros. e single players mais imersivos que Zelda e Mario 3D. Quero um jogo third-party que MEREÇA estar em um console da Nintendo!

Anúncios

2 pensamentos sobre “A teoria do medo das third-parties em competir com a Nintendo

  1. recentemente a ubisoft compartilho uma tabela com as vendas dos seus jogos e o papo foi que o wii u é o console q menos deu lucro e bla bla bla .. mas o watch dogs q é o jogo mais esperado do ano deles lanço apenas pras outras plataforma .(como sabe a versão do wii u sairá depois) e mesmo eles sabendo disso tem a cara de pau de posta que o wii u foi o que deu menos lucro .. sendo q o wii u passo as vendas do xbox one.

    • Quando você tem um empresário presunçoso como o Yves Guilemot no comando da Ubisoft, toda merda é passível de acontecer. E isso me entristece, a Ubi faz descaso com os fãs da Nintendo que gostavam dela e, ao invés de reparar o estrago, quer é coçar a ferida pra ver se infecciona de vez.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s