Ludologia Smash

Eu queria tirar o texto de hoje para discutir de vários assuntos atuais relacionados à Super Smash Bros., eu queria escrever impressões da demo do Smash 3DS como todos andam fazendo, mas eu preferi esperar pelo lançamento do jogo e assim escrever um review completo. Assim, o objetivo da postagem de hoje é discutirmos vários assuntos relacionados à acontecimentos, notícias recentes, o lançamento no Japão etc. Além disso, eu tentarei fazer o meu melhor em minimizar os spoilers do jogo novo neste texto, se você (de alguma milagrosa forma) está se abstendo de saber os segredos do jogo, recomendo ler com precaução.

Personagens de Fire Emblem

Faz bastante tempo que eu queria falar sobre este tópico, porque eu acredito que isso mexeu com a cabeça de muita gente quando novos personagens da série foram anunciados.

Reza o senso comum da fanbase que o corte do personagem Roy de Melee para Brawl implicaria no mesmo destino para o personagem Ike para os novos jogos em prol da entrada do protagonista do jogo Fire Emblem mais recente, no caso, Chrom, de FE Awakening para 3DS. Entretanto, Ike foi confirmado nos jogos novos na última semana de maio, e muitas dúvidas surgiram sobre a inclusão de um novo personagem da série no jogo. O que fazia as pessoas acreditarem com convicção na inclusão do Chrom era uma notícia rumorosa do site Gematsu contendo uma lista vazada com todos os personagens a serem inclusos neste novo jogo, estando entre eles o protagonista de FE Awakening… Então, o trailer acima aconteceu.

Não somente Ike retornou como Chrom NÃO foi o newcomer esperado e sim o personagem-avatar do jogo, conhecido como Robin, com o trailer inclusive fazendo piada sobre esse fato e frisando que Chrom aparecerá como parte do Final Smash do Robin. Ainda assim, Robin não foi a única inclusão de Fire Emblem no jogo, também foi anunciada a Lucina, que na trama de FE Awakening passa boa parte do tempo disfarçada de Marth, em razão disso temos uma nova personagem com os exatos mesmos golpes porém com diferenças em suas hitboxes, sim, Lucina era um infame clone neste jogo, assim como Toon Link e Falco no Brawl (que retornam nos novos jogos) e Roy no Melee.

O impacto disso na fanbase? Bom, primeiramente tivemos muitas viúvas do Chrom chorando, segundo, temos a revolta pela Lucina ser um clone e isso ir diretamente contra uma declaração feita por Sakurai, diretor de Smash, em sua coluna semanal da Famitsu, que diz ter optado pela inclusão do Robin ao invés do Chrom, sabendo que isso chocaria os fãs, por acreditar que Chrom terminaria sendo mais um personagem com espada no jogo, enfatizando que o estilo de gameplay do Robin é um misto de golpes de espada e magias, quanto à Lucina ele disse que estava de fato planejada para ser uma skin alternativa para Marth (assim como Alph é uma skin para Olimar) até decidirem dar hitboxes diferentes para seus ataques e dizer que até mínimas diferenças como essa concedem um slot para o personagem no roster.

O que eu achei disso na época? Eu havia gostado do Robin, curti o estilo de gameplay diferente que ele havia apresentado, já que os trailers dos newcomers vêm enfatizando bastante essa parte, eu também curti a idéia de Lucina ser um personagem diferente de Marth, mas na época era porque a idéia de um personagem masculino com skin de um personagem feminino me incomodava bastante, achava que isso dava certo no Villager, Wii Fit Trainer, Mii Fighter e agora Robin por eles serem avatares em seus respectivos jogos. Enfim, os spoilers começaram a sair e a minha opinião quanto à isso mudou um bocado, Lucina podia ter sido sim uma skin para Marth, apesar de ter apreciado a inclusão dela um bocado por ser uma garota, assim como muitos personagens que estariam a ser expostos pelos spoilers.

O corte dos Ice Climbers

Como muitos já devem saber à esta altura, os Ice Climbers foram removidos do jogo devido às limitações técnicas da versão para Nintendo 3DS, o que implicou na remoção deles da versão para Wii U, aonde eles estavam funcionando conforme o esperado. Este fato sozinho está fazendo surgir pessoas dispostas à não comprarem o jogo. Primeiramente, eu queria dizer que o ato de não comprar o jogo pela falta de um personagem é ridículo! Okay, eu consigo entender a decepção de quem se devotava a jogar com esse personagem nos jogos anteriores, mas continuo achando isso um tremendo desperdício devido ao fato de que se está trocando um personagem por um conjunto superior à outros 40 personagens. Além do mais, existe um problema ainda maior do que restrições técnicas ou qualquer outra coisa do tipo, limite de tempo! Já havia sido declarado a um tempo atrás que o principal problema em trazer todos os personagens veteranos de volta é o limite de tempo para a produção, especialmente quando você precisa se focar na inclusão de conteúdo novo e, no caso dos Ice Climbers, existe também a limitação imposta pela decisão de design de que ambas as versões do jogo teriam o exato mesmo conjunto de personagens para que o jogador pudesse transportar seus lutadores customizados entre uma versão e outra.

Eu hei de concordar com uma coisa em todo esse lance de inclusão de personagens dos jogos passados, os produtores do jogo podiam dar mais ouvidos à fanbase e dar algum foco à personagens de jogos anteriores que as pessoas queriam muito de volta. Por outro lado, tem casos aonde eu não consigo entender o choro de algumas pessoas, Squirtle e Ivysaur foram cortados porque a mecânica de transformações foi removida, implicando no fim do Pokémon Trainer, coisa que foi transmitida para mim com a inclusão do Charizard como o seu próprio personagem (sim, eu já sabia por dedução desde o Smash Bros. Direct que Squirtle e Ivysaur iriam embora). Outro que foi embora e não fará a menor falta foi Solid Snake, personagem convidado da série Metal Gear que entrou em Brawl quebrando a limitação de que Smash Bros. deveria ser só sobre personagens da Nintendo, foi graças à ele que tivemos Sonic no mesmo jogo e agora de volta no novo Smash ao lado de Mega Man e Pac-Man… Mas mesmo assim, qual o grande envolvimento da série Metal Gear com a Nintendo? Melhor, qual o grande envolvimento da Konami, dona do personagem, com a Nintendo? Third parties em Smash Bros. são uma pura relação de troca, Mega Man, Sonic e Pac-Man ambos têm um envolvimento com os consoles da Nintendo que Snake sonharia em ter. E eu aproveito para agradecer que o foco continue sendo somente os personagens da Nintendo, muitas pessoas a favor de third-parties no jogo apenas viajam demais nas sugestões e eu não sei se eu seria muito fã da idéia de ver o jogo com mais personagens de fora do que deveriam.

Project M e outros fangames

Muitas pessoas que me acompanham no Facebook sabem, eu não sou nenhum grande fã do Project M, a popular modificação (vulgo hack) do Brawl que começou a tomar o lugar do Brawl original no cenário competitivo, justamente por consistir de nada mais que um Brawl com as físicas do Melee e dezenas de fases remodeladas para uso seguro em torneios. A rejeição do Brawl no meio competitivo já é algo que me frustra profundamente porque é insuportável para mim ver pessoas, justamente as pessoas do meio competitivo tratando Brawl como um jogo ruim, quando bem sabemos que ele está longe disso. Só que no meu caso tem mais, Brawl deve ser um dos jogos mais importantes da minha vida, foi o primeiro jogo que me deixou ansioso pelo seu lançamento, que me fez seguir sites de internet só para ter acesso às notícias, frequentar comunidades, ou seja, um jogo que eu, mais do que qualquer um, queria jogar de qualquer jeito. O advento do Project M em si já é uma coisa que não me soou um bom sinal desde o começo, eu via aquilo como uma tentativa de transformar algo que eu gosto em algo que eu não gosto, especialmente partindo do princípio de que eu simplesmente odeio as viúvas do Melee soltas por aí, que não aceitam o fato de que nunca mais vai existir outro jogo igual ao Melee e estão constantemente atirando tudo sobre os ombros do Sakurai quando o assunto é Smash competitivo, eu chego a não considerar essa gente como fãs legítimos de Smash Bros., daí você tem um mod cujo principal objetivo é converter Brawl em um Melee 2.0 à grosso modo se tornar ridiculamente popular (até a IGN fez matéria sobre isso), daí tem o lançamento dos novos jogos aonde as viúvas do Melee são as primeiras a caçar defeitos e começam a usar a porcaria de um mod como parâmetros de comparação? Por favor, me deem um tempo!

Mas sabem, apesar da minha reclamação, eu não acho o Project M assim de todo o mal, eu jogo, eu acho bom, cumpre seu objetivo em suprir a necessidade de pessoas ávidas por competição, assim como eu sou obrigado a admitir que Project M deu um novo fôlego para Smash competitivo, que estava em decadência justamente pela rejeição do Brawl, eu consigo respeitar, eu consigo enxergar os mesmos motivos que eles para que Brawl terminasse negligenciado no meio competitivo, eu só não tolero ver gente destruindo o jogo como um todo só por causa disso, ou pior, destruir o jogo e colocar ambos Melee e PM em pedestais como se os jogos tivessem sido feito por deuses.

Project M para mim é um fangame, sim, um fangame, ele é bom dentro da sua proposta assim como outros fangames como Smash Flash 2, Smash Crusade e o meu pessoal favorito Super Smash Land são bons dentro das suas. Eu nunca vou usá-los como parâmetros para nada, e para ser bem honesto, se não fosse a minha visão como um fangame em cima do Project M, eu talvez nunca o teria jogado e seria mais um hater solto por aí na internet :v

=============================

Caso surjam mais assuntos pertinentes a se discutir, eu posso fazer uma nova coletânea de textos, por hora eu só quis discutir os assuntos mais recentes e os que eu queria discutir há muito mais tempo. Espero que tenham gostado 🙂

Deixe uma Resposta

