O pior da Nintendo são os seus consumidores

“Olha só mais um texto daquele fanboy cego do FOG! Eu vou rolar esse texto pro fundo da página e escrever ‘nem li’ porque na certa ele vai babar ovo da Nintendo de novo”

Há 18 dias atrás, eu escrevi um texto chamado “O fã da Nintendo é molóide e acomodado”, e adivinhem só! Algo parecido aconteceu de novo. No começo da semana, a Nintendo liberou uma atualização para Wii U que adiciona um muito bem-vindo sistema de organização em pastas, além de alguns retoques no menu home e no menu principal do console (como ícones para acesso às Notificações e Gerenciamento de Downloads). Só que em vez de termos consumidores felizes com as mudanças, que mesmo sutis a primeira vista, estão fazendo uma tremenda diferença, temos consumidores reclamando de que foi um recurso que chegou atrasado, de que deveriam se preocupar em trazer VC de Nintendo 64 e GameCube (este último, nunca foi confirmado pela Nintendo, vale lembrar), mais uma corja cambada de leigos que nunca souberam que era possível desligar o Game Pad quando não se quer usá-lo (de fato, é possível operar todo o sistema do console com um Wiimote ou um Pro Controller) e ficaram cobrando uma mudança do tipo também.

Ou seja, mais uma vez temos o cenário de fãs molóides, inconformados, acomodados e que acham que a demissão de Iwata irá magicamente solucionar todos os problemas da Nintendo e fazer as vendas do Wii U decolarem (se bem que eu já acho tenso uma pessoa que compra videogames para jogar se preocupar com vendas, mas enfim), e assim como mencionado no texto anterior, mais uma vez a culpa é do fã da Nintendo por ver cenas assim e simplesmente abaixar a cabeça depois que o assunto esfria.

“Ah, cala a boca FOG, você é o maior fanboy da Nintendo desde que você me forçou a ler isso!”

Silêncio! Eu não terminei. Eu vou colocar em pauta os defeitos mais comuns que as pessoas caçam na Nintendo e provarei com FATOS como a culpa é dos fãs:

>O preço dos jogos do Virtual Console são absurdos, 5 dólares por um jogo de NES e 8 por um jogo de Super NES, por que a Nintendo ainda pratica esse abuso quando há jogos clássicos melhorados para os sistemas modernos por preços mais em conta?

Essa é fácil, a Nintendo não revê esses valores porque os consumidores continuam comprando! Os consumidores condicionaram a Nintendo de que está tudo bem, que todos os compradores do Wii U estão dispostos à pagar esses valores para jogar jogos de NES e SNES, muito ajudaria as pessoas cruzarem os braços e pararem de usar o serviço, dessa forma a Nintendo veria que tem algo errado e daria ouvidos à base de consumidores.

>A Nintendo Network ID não funciona como um sistema de contas de verdade, minhas compras digitais continuam atreladas ao console, tenho que comprar um novo 3DS antes de vender o anterior, e se eu for roubado, precisarei comprar um console novo e entrar em contato com a assistência técnica para recuperar minhas compras.

Eu mesmo reclamo disso BASTANTE! Porque eu já tive que passar pela experiência de comprar um 3DS XL antes de vender o meu 3DS anterior, e isso foi extremamente desconfortável. Permitir desvincular sua conta do sistema e atrelar suas compras digitais a ela é um recurso simples de ser implementado, e algo totalmente indispensável nos dias de hoje quando falamos de dispositivos eletrônicos conectados à internet. Mas, de novo, por que a NNID não funciona como um sistema de contas de verdade? Nesse caso a culpa é dividida entre a Nintendo e os consumidores, por parte da Nintendo temos um senso doentio de propriedade aonde o que você compra só pode ser seu e de mais ninguém, se você faz uma compra digital, ela só pode estar no seu console e não pode ser transferida para lugar nenhum (o que também explica não haver sistema de crossbuy para os jogos de NES no 3DS e Wii U), e por parte dos consumidores por continuar a dar suporte à este formato, mesmo que indiretamente, quando a Nintendo vê sua loja virtual sendo usada como é atualmente, ela logo associa que não há nada de errado, que os usuários não demandam quaisquer tipos de mudança, o resultado é que ficamos na mesma.

>“Já que você é tão sabichão FOG, me responde essa, cadê os jogos de N64 e GCN no Virtual Console do Wii U?”

Paciência, meu caro trollzinho. Primeiramente, Virtual Console é um serviço que demanda mão de obra, os jogos de Nintendo 64 chegarão em breve, eu mesmo também estou ansioso por eles, mas enquanto eles não chegam, ainda há um Wii Shop Channel dentro do Wii mode, aonde todos os jogs de N64 lançados no Wii continuam lá pelo mesmo preço de 1500 Wii Points (equivalente à 15 dólares), se você tem um Classic Controller e um Wiimote, vale dar uma conferida.

Segundo, eu queria saber da onde raios vem tanta obsessão por um Virtual Console de GCN? Quer dizer, atualmente eu consigo entender essa insistência, até porque a Nintendo anunciou um adaptador de controles de GCN para Wii U, mas para uso em Super Smash Bros.! Se a Nintendo pretende dar outro uso à ele, quem sabe. Na minha humilde opinião, eu preferiria ver o Wii U sendo capacitado via updates à rodar discos de GameCube e emular memory cards, é até mais econômico do que estrururar jogo por jogo para um possível Virtual Console. Mas o que eu quero discutir é o fato de que os consumidores estão exigindo isso porque supostamente a Nintendo é obrigada por convenção a lançar um Virtual Console de GameCube, afinal o Wii teve NES SNES e N64, naturalmente o Wii U deveria ter o GCN, PORÉM… temos alguns problemas, a começar que a Nintendo NUNCA falou nada sobre lançar um VC de GCN, e se você acha que falou certamente deve ter se guiado por um comentário informal de Reggie Fils-Aime feito durante a E3 2012. Mas beleza, eu não estou falando que você está errado em cobrar um VC de GCN (porque no fundo, até que faz sentido), mas a sua cobrança tem que ter contexto, é inútil ficar fazendo marcação por algo que não existe.

>Por que as comunicações SpotPass do Troca-Cartas (Swapnote) não voltam a funcionar?

O SpotPass do Troca-Cartas foi encerrado por um motivo banal e redundante de protecionismo da audiência de crianças do 3DS, prejudicando diretamente o resto dos usuários desde que o Troca-Cartas é o único meio de comunicação que o 3DS teve. Mas, mais uma vez, por que não houve manifesto dos usuários contra isso? Outro cenário consistente de reclamações aleatórias e descontentamento com o sistema, que poderia ser facilmente evitado se o dono do console se manifestasse de uma forma que mudasse alguma coisa.

Eu poderia ainda citar trava de região, lançamento de jogos do Japão no ocidente, mas eu já abordei eles no meu texto anterior, deem uma conferida quando puderem.

https://superfogvs.wordpress.com/2014/09/12/o-fa-da-nintendo-e-moloide-e-acomodado/

Agora eu vou falar de problemas que são inteiramente culpa da Nintendo, e…

“mas na certa você vai encobrir, falar que tudo bem e blablabla porque você é fanboy roxo Nintendo minha vida”

Cala a boca!! Você me viu escrevendo alguma coisa ainda? O fato de eu não ligar para certos problemas que outros donos de Wii U e 3DS tem não os impede de serem problemas em geral, então feche a matraca e leia.

>Por que o Wii U não tem sistema de chat de voz integrado? É bom que saibam que NÃO é por limitações de hardware e nem nada disso, mas sim uma decisão de design dos desenvolvedores do SO do Wii U que preferiram que o sistema desse load no Wara Wara Plaza e não sobrasse espaço na memória RAM para um sistema de comunicação. Temos o Wii U Chat, que é virtualmente inútil simplesmente por ser um aplicativo a parte e não uma ferramenta do sistema. Um mecanismo de chat de voz funcionaria tão bem no Wii U, já que graças ao Game Pad poderíamos iniciar e encerrar chamadas pela tela do controle, sem nem abrir um menu na tela da TV, eu gostaria de ver algo assim funcionando no Wii U.

>Por que eu não posso usar os botões do Game Pad para controlar o Wii Mode? Qual o ponto de ter o Wii Mode no Game Pad se não podemos sequer controlá-lo com o Game Pad?

Limitações tecnológicas, o Wii Mode em sua essência é um emulador de Wii dentro do Wii U, é possível fazê-lo aparecer no Game Pad pelo mesmo motivo que temos jogos com Off-TV Play. Honestamente, não é uma coisa que eu faço questão, até porque nunca vi ninguém querendo jogar jogos de GameCube com o Wiimote quando rodados no Wii.
Se querem saber, eu sempre tentei entender qual o ponto desse Wii Mode, por que não podemos simplesmente ter os ícones das coisas que transferimos do nosso Wii já de cara no menu do Wii U? Vocês sabiam que o 3DS também entra em um DS mode toda vez que vocês iniciam um jogo de DS, DSi Ware ou mesmo o Download Play para jogos de DS? Ele está lá e nunca precisamos saber que ele estava lá, podia ser o mesmo com o Wii mode no Wii U.

===================================

Bom eu queria concluir esse texto dizendo que nós, como consumidores, temos o poder para mudar as coisas que estão erradas nos consoles Nintendo, é tudo questão de usar o cérebro e fazer reclamações consistentes, com contexto e foco e direcionadas à quem tem que ouví-las! E não adianta vir me falar que não dá certo porque dá certo sim! Ou já se esqueceram da Operation Rainfall? Mas a minha prova que dá certo foi uma certa vez que a NOA tentou vetar o campeonato de Super Smash Bros. Melee na EVO 2012, um campeonato organizado com o objetivo de levantar fundos de caridade e que provavelmente a NOA teria dado o veto por estar mexendo com dinheiro, entretanto eles voltaram atrás no veto após receber diversas mensagens de fãs nas redes sociais e até telefonemas para o SAC para que voltassem atrás na decisão. Quando eu ouvi falar dessa história, foi um mindblow profundo, primeira vez que eu vi a Nintendo sucumbindo à vontade dos fãs sem titubear ou mostrar sorrisos amarelados. Ou seja, fãs tem sim o poder de decidir como querem que a Nintendo os trate! E como ajuda, eu vou deixar o link de contato do site de suporte da Nintendo of America.

http://en-americas-support.nintendo.com/app/ask

Mudanças só virão quando fãs pararem de reclamar aleatoriamente e se unirem por uma causa. A Nintendo não vai mudar se não sentirem que precisam mudar.

Deixe uma Resposta

