Desabafo: Eu sou um LIXO em Smash!!

O texto a seguir é totalmente sobre Smash competitivo, se você não entende da área, recomendo não ler.

Que eu nunca tentei ser um exímio jogador de Super Smash Bros. na minha vida, não é novidade pra ninguém. Eu sempre fui entusiasta do estilo competitivo mesmo que em 90% das vezes que eu discuta sobre o assunto eu fale besteiras. Embora eu nunca tenha desejado glória jogando Smash, eu sempre me aventurei pelos campeonatos, jogatinas e grupos de Smash competitivo, é lá que você descobre, por bem ou por mal, o seu lugar, e se você não gostar dele e quiser subir, saiba que a estrada é longa e cheia de pedras.

Entretanto eu quero falar mais sobre a iteração mais recente da série, lançada pra 3DS e Wii U, talvez o game que eu mais gastei tempo jogando competitivamente mesmo em seu curto tempo de vida, só que desde então, eu venho tido reações muito incomuns da minha pessoa que eu nunca tive com os jogos anteriores em todo âmbito do meu nível inferior de habilidade. Frustração, ângustia, raiva, perda de paciência (o famoso saltiness), tudo isso é novo pra mim, é incomum da minha pessoa diante de um video game. Smash 64 e Melee? Normalmente eu sou pulverizado nesses jogos com pouca, quase nenhuma, chance de mostrar minhas habilidades, mas nunca a ponto de me incomodar a tais níveis. Brawl? Era desequilibrado e cheio de esquisitices mas ainda assim eu perdia sem fazer cara feia, se bem que eu não sou muito seguro pra falar sobre Brawl, desde que eu nunca levei esse jogo à sério competitivamente, foi um game que eu gastei mais tempo jogando for fun do que for glory, a rejeição que esse jogo sofreu na comunidade competitiva é uma das principais causas. Isso também me levou a escrever textos criticando o smash competitivo, mas nos dias de hoje eu sinto vergonha do que eu escrevia, porque eu falava muitas besteiras e jogava de menos. Foi quando eu decidi dar um tempo de Smash competitivo por bons 4 anos, pra esfriar a cabeça e priorizar minha vida pessoal.

Com o anuncio de um novo Smash em 2013, decidi que voltaria com esse novo jogo e abraçaria o competitivo desde o começo. Porém, no meio do caminho houve uma intermissão chamada Project M, uma modificação comunitária do Brawl que deu uma sobrevida mais do que necessária ao jogo, consiste em aplicar a gameplay de Melee ao game porém com controles que eu considero próximos da perfeição, estou falando sério, adoro os controles do PM, é a primeira vez que eu senti estar no controle total do meu personagem, que eu consigo que ele faça exatamente o que eu quero. No fundo é um pouco decepcionante que eu faça esse elogio a um jogo não-oficial, mas é a verdade, Project M é um jogo onde você é responsável por tudo em seu personagem devido aos seus excelentes controles, e mesmo assim, não é frustrante perder no PM, não é uma experiência ruim por mais que pareça ser.
Então, por que Smash 4 me frustra tanto quando eu perco? O que eu ando fazendo de errado? Seria alguma coisa nesse Smash me frustrando mais do que deveria? A inabilidade de edge hogging atrapalha bastante mas incentiva a caçar o oponente fora da fase, as dezenas de side special moves que projetam o personagem para frente sem deixar em estado helpless é algo que eu hei de compreender. Com isso dito, sim, tem coisas me incomodando mais do que deveriam nesse Smash.

Isso tudo é longe de mim querer criticar o jogo como um todo, adoro Smash 4, é o jogo que venho jogando a mais tempo atualmente. Estou falando tudo isso porque estou em um regime de treinamento para um campeonato em Junho no RJ, é certo que eu me disponha a apanhar bastante, mas a sensação é de que será uma jornada truculenta, cheia de erros, frustrações, ações por impulso, eu estou disposto a tal, simplesmente porque eu amo Super Smash Bros., não consigo conter minha paixão pela série que busco me divertir com ela de todas as formas possíveis. Eu quero superar essa frustração que Smash 4 vem me dando. Se tornar campeão? Não é minha prioridade, mas quem sabe eu me empenhe bastante. Ser uma força a ser reconhecida? Meu maior desejo atualmente, seja no PM ou no Smash 4.

Deixe uma Resposta

