Um rápido pensamento sobre a E3 2015

Este é um post rápido dedicado a toda a acidez que permeia a internet depois da apresentação, digamos, questionável da Nintendo nessa E3. Vou tentar fazer um texto para reflexão, mesmo acreditando que posso falhar nesse objetivo.

Em 2013, a Microsoft teve uma exibição ruim, foi apedrejada e desprezada. Em 2014, foi a vez da Sony ter azar e fazer uma apresentação abaixo da média e pagar por isso. Agora foi a vez da Nintendo em um ano que muitos tratavam como o mais importante do Wii U e o castigo, como esperado, veio à cavalo.

As pessoas gostam de criar expectativa pela empresa favorita e ver aquilo que eles esperam tanto se tornar uma realidade, isso é saudável, ao mesmo tempo que isso é arriscado, coisa que creio eu os fãs da Nintendo deveriam tirar de letra. Eu parei de me encher de expectativas para tais coisas em detrimento do quanto um fã pode se transformar caso as suas expectativas não são correspondidas, comecei a achar prejudicial à saúde. Eu assisti ao Nintendo Digital Event não esperando por nada, acho que assim eu poderia esboçar reações mais sortidas, agir dentro da naturalidade de um fã, eu queria, queria muito criar expectativas e desejos assim como os demais, mas o temor de sentir minha euforia se convertendo em ódio fala mais alto que tudo, por isso eu abri mão desse hábito.

O que eu achei da Nintendo na E3 2015? Ok, pode não ter sido a melhor das apresentações que eu já vi, mas está muito longe de ser o armagedom que polui os meus feeds do Facebook e Twitter. Descobrir as datas para Yoshi’s Wooly World, Super Mario Maker e Xenoblade Chronicles X foi legal, mas são coisas que já estavam desgastadas nas mentes de todo mundo, não precisavam estar ali. Em termos de games novos, fomos saudados pelo aguardadíssimo reveal de Star Fox Zero, eu estava esperando demais por esse jogo e certamente não saí decepcionado, é uma colaboração da Nintendo com a Platinum Games e supervisão de Shigeru Miyamoto, é importante notar que os elementos de Project Guard e Project Giant Robot foram incorporados no jogo, aguardarei ansiosamente pelo lançamento.
Em seguida, fomos apresentados a Metroid Prime Federation Force, um jogo que mal mostrou as caras e já foi taxado com um monte de definições menos Metroid. Ué, as pessoas passam anos choramingando por um novo Metroid e quando um novo finalmente vem à tona ele é recebido com tamanho desprezo? Eu quero saber o que esse game fez de errado logo de cara para ser automaticamente ruim, a estética de Prime Hunters deve ter assustado, assim como saber que BlastBall (visto previamente na Nintendo World Championships) era um modo multiplayer daquele jogo, mas ainda curioso em saber por que MPFF merece tanto ódio assim. Eu achei simpático à primeira vista, difícil concluir algo em um trailer tão curto.

Tivemos bem muitos outros anúncios inéditos. Para 3DS tivemos, além de MPFF, Zelda Triforce Heroes, Hyrule Warriors Legends, Animal Crossing: Happy Home Design e Mario & Luigi Paper Jam. Para o Wii U: Animal Crossing: Amiibo Festival, Mario Tennis Ultra Smash, Skylanders Superchargers. Com tudo isso em mente, não consigo dizer que foi necessariamente ruim, houve conteúdo afinal, falhou miseravelmente em agradar muita gente, verdade, mas ainda é melhor que nada. Não vou chorar enlouquecidamente como centenas de fãs fizeram, vou criticar mas manter a calma, não vou enlouquecidamente decretar o fim do Wii U como fazem todo santo ano, vou continuar a comprar jogos, escrever sobre eles aqui no meu blog e ser feliz. No mais, apenas resta esperar que a Nintendo faça melhor no ano que vem.

2 pensamentos sobre “Um rápido pensamento sobre a E3 2015

  1. A Nintendo achou que podia contar com a zona de conforto, mas dessa vez não foi suficiente, ela se confortou demais.

    • Mais do que isso, ela se finou pelo sucesso do ano passado mas ignorou o principal aspecto que fez o do ano passado ser um sucesso, JOGOS RELEVANTES!! O que ela mostrou agora tinha pouquíssima relevância ou já tinha sido mostrado antes. Salvo a exceção de Star Fox que foi a primeira coisa que mostraram, o que deu uma falsa ilusão à muita gente, por isso todo o ódio pela internet a fora.

Deixe uma Resposta

