Obrigado por tudo, Iwata

Primeiro, dê play na música abaixo. É uma ordem!

A música é a mais cabível para a circunstância atual, a notícia do falecimento de Satoru Iwata foi um choque súbito sentido por toda a indústria de games e seus fiéis seguidores. Desde 2014, Iwata estava tratando um tumor no duto biliar, o que o fez se afastar para uma cirurgia em meados do ano passado, ao retornar as atividades e aparecer em público desde então, a sua perda de peso se saltou à vista de todo mundo, então de certa forma, apesar de ter sido uma surpresa muito desagradável, era visível que Iwata não estava bem de saúde!

Acima, o último Nintendo Direct apresentado por Iwata no dia 1º de abril de 2015, notem a expressão facial dele, quando eu assisti isso na data original, não era só a magreza dele me incomodando mas sim o olho esquerdo ligeiramente fechado, agora eu posso deduzir que ele estava com alguma espécie de desconforto para fazer aquela apresentação, como dificuldade para manter uma boa expressão diante da câmera. Sim, havia algo muito errado com Iwata naquele dia.

Mas o que eu queria muito aproveitar para discutir nesse momento é o poder de influência exercido sobre nós por pessoas que sequer conhecemos, a habilidade que tais pessoas têm de serem queridas entre muitos por causa dos seus feitos e/ou por causa da sua personalidade. Vocês sabem, quando o Chespirito morreu em novembro do ano passado, fiz questão de fazer o que estou fazendo agora, abrir este blog e redigir uma muito merecida homenagem em detrimento do quanto aquele homem foi influente na minha vida desde a minha infância. Esse é o poder de influência que qualquer ser humano pode exercer nos demais através de seus méritos e feitos, seja esse ser humano um cantor sertanejo, ou um ator escritor, ou um presidente de uma companhia!
Estou falando tudo isso pois na mesma data noticiando o infortúnio, eu celebrei o aniversário de 83 anos da minha avó paterna, esse é o tipo de acontecimento que nos ensina a importância de se dar valor à vida, como nós devemos viver ao máximo cada dia como se realmente fosse o último, o futuro não é como um jogo de videogame, você nunca sabe qual é a próxima fase.

De volta ao Iwata, não perdemos só um presidente da companhia de jogos mais importante da indústria, perdemos um cara-chave naquilo que fez a Nintendo se tornar a companhia de jogos mais importante da indústria, o cara era um super gênio da programação! Iwata re-escreveu toda a codificação de Earthbound (SNES) em seis meses e fez o jogo funcionar perfeitamente, programou as mecânicas de batalha de Pokémon Stadium (N64) sem nenhuma documentação, apenas analisou o código-fonte do jogo de Game Boy e fez a transcrição, Iwata debugou Super Smash Bros. Melee (GCN) e salvou o game de ser adiado, e por fim, foi de Iwata o feito de espremer dois mundos inteiros em Pokémon Gold & Silver (GBC), escrevendo a programação do jogo de uma forma tão compacta que sobraria espaço para região de Kanto da I geração, que você acessava após derrotar a Elite Four de Johto.

Satoru Iwata começou sua carreira na HAL Laboratory trabalhando em jogos como Balloon Fight e Kirby, eventualmente se tornaria o presidente daquela companhia (e chefe do Sakurai), entrou para a Nintendo em 2000 como diretor de planejamento corporativo até que em 2002 foi nomeado o quarto presidente da Nintendo Company Ltd., sucedendo Hiroshi Yamauchi (falecido em 2013, era bisneto do fundador da Nintendo). Iwata foi uma figura importantíssima na retomada a liderança do mercado de jogos pela Nintendo com o DS e o Wii que venderam cerca de 150 milhões e 101 milhões de consoles respectivamente.

Ilustração por Hugo Henriques Pereira, visitem sua página no Facebook: https://www.facebook.com/H2Paintings Iwata chegando ao céu e sendo recepcionado por Yamauchi e Gunpei Yokoi (falecido em 1997, foi o inventor do Game Boy e criador de Metroid, Kid Icarus e Dr. Mario)

“On my buisness card, I’m a corporate president. In my mind, I’m a game developer. But in my heart, I’m a gamer”

“The game has changed, and the way you play it too”

“Videogames only serve for one thing, Fun. Fun for everyone”

さよなら、岩田さん。

Anúncios

Um pensamento sobre “Obrigado por tudo, Iwata

  1. Pingback: O pior ano da Nintendo | Super FOG vs.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s