Cloud Strife no Smash Bros. O damage control é livre!

Se você não assistiu ao Nintendo Direct na noite de novembro e só queria saber de Smash, esse trailer é a única coisa que te interessa. O time de Smash Bros. apenas quebrou a quarta barreira com a inclusão de ninguém menos que Cloud Strife, protagonista de Final Fantasy VII ao roster de Super Smash Bros. como um DLC. Essa adição transpôs uma barreira implicita por fãs sobre a inclusão de third-parties com relações fortes com a Nintendo, Cloud tem de longe uma relação fraquíssima, tão fraca quanto a do Snake, de fato, com aparições que se resumem à cameos dentro de jogos como Kingdom Hearts, Theatrythm e Bravely Default. Não somente isso, Cloud é o protagonista do primeiro Final Fantasy lançado fora da Nintendo desde Final Fantasy VI para SNES, o protagonista do Final Fantasy que estabeleceu as bases da série nas plataformas da Sony. Então de certa forma, as reações mistas são até esperadas.

Se você quer saber tudo sobre a entrada do Cloud em Smash, leia este excelente artigo, em inglês, escrito pela Source Gaming clicando aqui.

Mas por que eu estou escrevendo um texto com o fito de criticar os reclamões (vide o título)? Simples! Tudo isso não passa de uma enorme nostalgia do anuncio de Sonic para Smash Bros. Brawl, vamos recordar?

Ai… esse trailer, aquele 10 de outubro de 2007, eu nunca fiquei tão histérico com video games na minha vida quanto nesse dia. Sonic no Brawl foi o anuncio mais quente da indústria em muito tempo, e à medida que eu revia o trailer 500 vezes eu pesquisava por reações no finado orkut, apenas para achar um misto de felicidade e IRA! Nem todos ficaram felizes com a entrada do personagem mais requisitado da história do Smash Bros. e protestaram usando acusações do tipo “está virando mugen”, “daqui a pouco vão colocar o naruto”, “se sonic entra, meu char super duper desconhecido também entra”, “cortaram meu char antigo por causa do sonic”, e assim a vida segue, enquanto eu, que conheceu Sonic bem antes do Mario, jogava e ainda jogo até hoje os jogos do Mega Drive, eu que vivi a época em que os dois mascotes disputavam a atenção de crianças nas lojas de eletrônicos, estava comemorando como se eu tivesse ganhado sozinho na Mega Sena.

E o que isso remete necessariamente à incursão de Cloud? O mesmíssimo tipo de reações sortidas, pessoas comemorando a adição, sejam por serem fãs de FF e Smash ao mesmo tempo, comemorando por ser um personagem novo, comemorando por ter uma gameplay interessante e potencial viabilidade competitiva. Do outro lado, nós temos o ódio, nós temos a ira, nós temos o Butthurt! Nós temos as exatas mesmas reclamações de 8 anos atrás! “está virando mugen”, “daqui a pouco vão colocar o goku”, “se cloud entra, meu char super duper desconhecido também entra”, “cortaram meu char antigo por causa do cloud”. O que me irrita substancialmente dessa vez é que com o avanço das mídias sociais, eu vejo esse tipo de conteúdo em um volume bem maior e minha intolerância a gente idiota só piora tudo, eu venho andado meio inconveniente nos feeds alheios, não é a coisa mais educada a se fazer, mas é divertido, hahahahaha. E você sabe que tem algo de errado com a internet quando você vê pessoas fazendo petições para tirarem o Cloud do Smash Bros., eu disse PETIÇÕES PARA TIRAREM O CLOUD DO SMASH BROS!!

Esse é o tipo de lixo que me tira do sério em um piscar de olhos! São crianças como a criadora da petição acima que me fazem ter um medo tremendo do que a fanbase de Smash Bros. pode se transformar. Crianças que acham que um personagem de Smash é apenas um ícone na tela de seleção automaticamente não têm meu respeito, sem perguntas à serem feitas e sem respostas à serem dadas. O processo de implantação de um personagem em Super Smash Bros. é algo incrivelmente trabalhoso, e nunca começa de cara com o personagem sendo programado, tudo começa no jurídico, na obtenção de direitos para uso do personagem dentro do jogo, como vocês podem notar na tela de título de todos os jogos, há no fundo uma linha citando todos os copyrights envolvidos no jogo:

Nintendo: Smash em si, mais metade das franquias representadas
SORA Ltd.: Desenvolvedora principal
HAL Laboratory: Kirby
Pokémon Inc., Creatures Inc. e Game Freak: Pokémon
APE Inc. e Shigesato Itoi: EarthBound
Intelligent Systems: Fire Emblem, Paper Mario e WarioWare
Capcom Co.: Mega Man
Capcom USA: Street Fighter
SEGA: Sonic e Virtua Fighter
Bandai Namco: Pac-Man e Tekken
Monolith Soft: Xenoblade Chronicles
Square-Enix Ltd.: Final Fantasy

Uma vez que esses detentores estiverem mencionados no jogo, aí sim é possível trabalhar em cima do produto deles, conseguir esses direitos envolve papelada, reunioes e principalmente DINHEIRO, quando o material é enfim liberado para uso, o próximo passo é uma reunião para discutir o design do personagem, sua aparência, seus golpes, suas animações, suas falas (caso ele tenha voz), a quantidade de conteúdo a ser trazida de sua série para reforçar suas representação (design do estágio, músicas e troféus), para só então o personagem começar a ser desenvolvido. Esse processo todo leva cerca de sete meses à até mesmo um ano! Não se pode esquecer que uma vez pronto, o personagem é submetido à diversos testes de balanceamento para determinar suas forças e fraquezas, debugado para evitar o surgimento de glitches e o resto do roster é submetido à uma revisão de balanceamento para que a nova adição não corrompa o equilíbrio do jogo. É por isso e mais reações do mesmo nível de infantilidade me frustram fora do normal, é realmente desagradável ver uma quantidade incontável de horas investidas em adicionar uma surpresa dessas ser desmerecida por um bando de crianças por estes acharem que os desenvolvedores devem atender somente aos mimos deles e nada mais.

Pensem bem nisso, chorões do Cloud ou de qualquer outro personagem que você odeie. Vocês não podem sozinhos convencer o mundo do que é bom pra todos, faça da sua insatisfação uma coisa sua, e não uma coisa que uma renca de pessoas nada a ver com isso não é obrigada a escutar. Enquanto vocês veem isso…

… eu vejo isso.

Ótimo dia para ser fã de videogames, ver tantos personagens importantes da indústria reunidos em um jogo só.

Deixe uma Resposta

