Super FOG vs. Splatoon

Introdução: Splatoon é a incursão da Nintendo no mundo dos shooters, porém, claro, ao estilo Nintendo de ser. Nada de ambientes cinzentos de guerra, nada de soldados fardados até os cabelos, nada de armas e balas realísticas, no lugar de tudo isso nós temos seres meio-humanos e meio-lulas conhecidos como inklings, uma temática sub-aquática e batalhas resolvidas na tinta! O conceito pode parecer tolo, mas atualmente, Splatoon é a franquia de maior sucesso da Nintendo dentre as novas IPs criadas nesta geração, atualmente com pouco mais de 2 milhões de cópias vendidas em todo mundo e recebendo um suporte contínuo de sua equipe de desenvolvimento… que infelizmente terminou esse mês, mas proveu uma quantidade tremenda de conteúdo gratuito para os jogadores. E é em razão disso que este review está sendo escrito.

O jogo em si: Com foco total em multiplayer online, Splatoon abusa da variedade em armas, vestimenta e acessórios para o jogador tornar o seu Inkling, que é totalmente personalizável no jogo, o melhor no objetivo principal do jogo, pintar a maior parte do mapa com a tinta da cor da sua equipe, o jogo não é focado em pontuações numeradas e nem kills, aqui vence a equipe que pintar mais, ainda assim é possível eliminar os seus oponentes que explodem gloriosamente em uma mancha de tinta e revivem poucos segundos depois. Até o momento deste review, foram disponibilizados 16 campos de batalha para as Turf Wars, nome do modo principal do jogo, e uma variedade incontável de armas e equipamentos para uso nas batalhas.

Controles: O Game Pad é amplamente usado nesse jogo, seus giroscópios são usados para controlar a mira, que pode ser mudado para o analógico direito se o jogador quiser, a tela mostra o mapa com a área coberta de tinta e a posição dos seus aliados, tocando em um deles na tela, fará você dar um super salto para a posição do seu aliado, a tela também é usada para ativar algumas armas especiais dos jogadores, com o analógico esquerdo você movimenta seu Inkling, com o gatilho ZR você dispara, com o R você usa sua sub-arma e com o D-pad você envia chamados de atenção para seu bando.

Tipos de armas: As armas vem em todos os tipos e formatos, que variam de pistolas e jatos, passando por pincéis, rolos, baldes, snipers e até metralhadoras gatling, todas variando em alcance, peso, dificuldade de uso e área de cobertura. Adicional às armas, temos também as sub-armas, que auxiliam e adicionam uma mistura nas formas de se pintar a fase, temos desde bombas comuns até bombas rastreadoras, paredes de tinta, sprinklers e minas. Por fim, temos as armas especiais, que só podem ser usadas ao se carregar uma barra no canto superior direito da tela, são armas mais poderosas concebidas para dar o poder de virar o jogo ou deixar a vitória mais próxima, nesse conjunto temos bazucas, mísseis, bolhas de proteção, eco localizador de inimigos e bombas infinitas por tempo limitado. As armas em si ainda possuem variações com sub e especial diferentes com o fito de permitir ao jogador varias as suas estratégias e surpreender.

Equipamentos: Em Splatoon, suas roupas lhe concedem habilidades especiais na partida, é importante para o jogador, que combinar visualmente um conjunto de chapéu, roupa e sapatos pode não significar nada se as habilidades não compensarem. Cada pedaço de roupa pode conceder até quatro habilidades diferentes, mas só uma delas estará ativa nas batalhas, sendo uma habilidade ativa por peça de roupa, totalizando em três habilidades simultâneas. Claro que as pessoas gostam de roupas para decorar seus Inklings ao gosto deles, então como ter as habilidades que você precisa nas roupas que você quer usar? Você saberá em breve.

Categorias: O jogo tem opções de batalhas regulares, onde apenas o modo Turf War está disponível, nele você ganha moedas e aumenta seu nível para comprar armas melhores, uma vez que você atingir o nível 10, você habilitará a categoria Ranked, com mais modos de jogo disponíveis, nele, além de aumentar níveis e ganhar moedas, você batalhará para manter o seu Rank o mais alto possível, sendo que vitórias o aumentam e derrotas o diminuem, o que torna do modo Ranked um verdadeiro teste para experientes. Ainda há as sub-categorias que permitem que você convide amigos para o seu time, além de, claro, um modo para batalhas online entre amigos.

E tem chat de voz? Resposta curta: Não! Os desenvolvedores do jogo acharam mais seguro deixar o jogo sem comunicação por voz por questões de proteger os jogadores de insultos. Muitos na hora criticaram essa atitude como sendo mais um sinal de atraso por parte da Nintendo, mas eu posso assegurar que os mesmos que reclamam disso são os mesmos que não usam essa função que é existente em Mario Kart 8 e Smash Bros. for Wii U. No fim das contas eu achei uma decisão boa, porque se eu quiser me comunicar com meus amigos enquanto eu jogo, eu uso o Skype ou o Discord, claro que não é tão prático quanto ter a função no sistema do console ou do jogo, porém ainda assim é muito conveniente.

Splatfests: À cada três semanas, ocorre um evento interno do jogo chamado Splatfest, apresentado pelas Squid Sisters, neste dia, apenas o modo Turf War está disponível e o jogador deve escolher entre dois temas para defender. Já tivemos desde cães vs. gatos, passando por ninjas vs. piratas e até mesmo Autobots vs. Decepticons, realizada em uma parceria com a Hasbro. Escolhido um tema, seu Inkling ganha uma camiseta simbolizando seu time e deve passar o dia inteiro lutando contra rivais da escolha oposta e aumentando a sua patente, você começa Fanboy e passa por Fiend, Defender até King/Queen, isso influencia no final da Splatfest, pois a recompensa pela participação são as Sea Snails, dadas conforme a sua performance e dependendo do resultado final. As Sea Snails são usadas para comprar slots de habilidades para seu equipamento atual ou para dar reroll (sortear de novo) suas habilidades atuais.

Mas e o local? Como dito antes, o foco total de Splatoon é o multiplayer online, o que não significa que o multiplayer local e o single player foram completamente esquecidos, porém para o multi local temos apenas um minigame básico de estourar balões onde um jogador olha na TV e controla com o Pro Controller e o outro joga e controla com o Game Pad. O single-player por outro lado, recebeu um pouco mais de zelo, porque nós temos um modo história onde seu Inkling usa um figurino e arma exclusivos, você percorre por fases de plataforma usando sua tinta para avançar, resolver alguns puzzles rápidos e derrotar os inimigos dessa aventura, os Octarians. Avançando nesse modo, você eventualmente encontrará algumas hidden scrolls contando a história de Splatoon e se chocar ao descobrir que aquela temática sub aquática tem alguns quês de pós apocalíptico também, onde Splatoon se passaria em um futuro onde a humanidade foi extinta pelo aumento dos níveis do mar e os animais marinhos subindo para os poucos pedaços de terra seca restantes e se tornado os seres dominantes do planeta, bizarro, mas uma muito bem vinda adição à este divertidíssimo modo.

Amiibo: O jogo suporta as figuras NFC da Nintendo, porém somente as três figuras criadas para Splatoon e o uso delas não é grande coisa, resume-se a apenas missões single-player que destrava armas daquele modo para uso no Multiplayer.

Gráficos e som: O jogo é colorido e vibrante, sendo uma antítese clara aos shooters modernos vistos com frequência nos concorrentes, as cores das tintas (que excluem o preto, o branco e o vermelho) fazem o destaque necessário a cada luta, as texturas são realísticas assim como os inúmeros outdoors, cartazes e faixas de anunciantes fictícios espalhados pelos campos, o jogo até oferece uma opção de fixar a cor para ajudar os daltônicos a se divertirem. No departamento sonoro, nós temos trilhas bastante agitadas e hiperativas com usos extensos de guitarra e bateria complementados pelo idioma gibberish dos Inklings, o que gera críticas por alguns, mas elas fazem bem o trabalho de dar o clima apropriado para as batalhas.

Veredito: Splatoon é um sucesso sem precedentes, a IP nova de maior sucesso da Nintendo, merece toda a valorização que tem e possui tremendo potencial para se tornar uma influência cultural se devidamente explorada no futuro.

score85

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s