Super FOG vs. Super Mario Maker

Introdução: Este é um review bem atrasado, quem se lembra que há um tempo atrás eu fiz uma maratona de reviews de jogos clássicos do Mario em celebração do seu 30º aniversário também se lembra que eu tinha prometido um review desse jogo logo em seguida. Mas como eu já expliquei antes, eu não faço review de jogos que eu não tenho, raciocínio simples, não vou avaliar algo me baseando em coisas do tipo vídeos do YouTube. Agora chega de mimimi e vamos para a análise.

Mario convive conosco há 30 anos (31 no mês que vem), nascido em uma época em que tudo era trevas para o consumidor de consoles, ele fez o seu caminho através de canos, cogumelos e inúmeras plataformas até se tornar um dos personagens mais populares do mundo. Só que para o trigésimo aniversário, a Nintendo decidiu que os jogadores iriam desenvolver a próxima aventura de Mario através de Super Mario Maker, um jogo apresentado de forma tímida e superficial na E3 2014 com uma premissa simplória e sem apelo nenhum. Com o passar do tempo, mais e mais do jogo foi sendo mostrado, como as possibilidades e opções adicionadas desde aquela demonstração, e na Nintendo World Championships 2015 a versão e o nome finais apareceram para demonstrar seu máximo potencial, tanto que posteriormente a Nintendo deu atenção máxima à esse título entre o lançamento de Splatoon e Xenoblade Chronicles X.

O ambiente de criação em si: Utilizando a tela do Game Pad e mais de 60 objetos disponíveis, qualquer pessoa, desde um aspirante a game design à um jogador que conviveu com Mario 2D por um bom período da infância, pode criar sua própria fase do Mario, você pode posicionar blocos, caixas de itens, plataformas, inimigos, moedas, P switches e muito mais da forma como você quiser, você ainda pode ajustar o limite de tempo, acionar auto scrolling, colocar efeitos sonoros aleatórios em alguns objetos, criar passagens secretas e portas com chave ou portas secretas. Quando você joga pela primeira vez, suas opções são bastante limitadas, a idéia é que um novato não se perca na hora de aprender a desenhar fases, conforme você vai gastando tempo no criador de fases, mais opções de objetos e inimigos chegam, assim como também chegam os estilos.

Cada estilo com suas regras: Você pode criar fases baseadas em cada um destes quatro jogos, Super Mario Bros., onde você apenas corre e pula, Super Mario Bros. 3, onde dá para segurar e andar com objetos, Super Mario World, com o spin jump e a possibilidade de chutar objetos para cima e New Super Mario Bros. U, com o wall jump e aquele breve giro no ar. Além disso, é possível escolher entre 6 ambientes diferentes, chão, caverna, castelo, dentro da água, casa assombrada e fortaleza voadora, mesmo para os estilos cujos jogos originais nunca receberam fases assim, como casa assombrada para SMB e SMB3 e fortaleza voadora para SMB e SMW, o melhor é que ambos esse ambientes “novos” possuem suas próprias músicas 100% novas feitas para este jogo. Uma coisa a se prestar atenção ao fazer uma fase é que certas mecânicas de um estilo podem não funcionar em outro, caso você faça uma seção de wall jumps lembre-se de que só irá funcionar no estilo de NSMB U, há outras coisas também que não funcionam exatamente como nos jogos originais, como dar spin jump nos Grinders, com o fito de manter um padrão entre os quatro estilos.

Inspiração artística: Super Mario Maker é fortemente inspirado em Mario Paint para SNES, um jogo de desenhos que utilizava o Mouse do Super Nintendo, a apresentação e a interface são incrivelmente similares. Você pode brincar com a tela de título, você salva suas criações com um robô (inclusive a música é a mesma). De fato, os produtores revelaram que originalmente eles planejavam fazer um novo Mario Paint, talvez tenham abortado a idéia visto que no próprio Wii U há muitos jogos assim, como Art Academy, mas a idéia seria boa. Outra herança muito bem vinda é o minigame de matar moscas, às vezes eu ligo o jogo só pra jogar isso. Mas em termos de novidades, ainda temos mais.

Mystery Mushroom: Para os designs de Super Mario Bros., é possível usar um cogumelo especial que dá ao Mario uma fantasia de outro personagem, há roupas de Peach, Bowser, Daisy, Waluigi, e até de outros personagens da Nintendo como Link, Samus, Kirby, Inklings. E como se não bastasse, há ainda mystery costumes especiais distribuídos através das Event Courses, fases feitas pela própria Nintendo para promover alguma novidade, já passaram por aqui uma Mercedes GLA (que já fez sua propaganda antes em Mario Kart 8), Arino Kacho do programa de TV japonês Game Center CX, os pokémons iniciais da I geração (em celebração ao 20º aniversário de Pokémon… já pegou quantos no Pokémon GO hoje? ;D ), Mario-kun da revista Coro Coro, Hello Kitty… Quando eu vejo o empenho de terem criado versões 8-bit de mais de 100 personagens, com seus próprios temas de fase completa, é admirável o quanto queriam que Super Mario Maker fosse a celebração definitiva ao Mario 2D, com o único negativo sendo ter o uso restrito ao estilo Super Mario Bros. Enfim, para certos personagens é possível destraver seus trajes através do amiibo correspondente, caso você não tenha nenhum, você deverá jogar o…

100-Mario Challenge: Você tem 100 vidas para completar 16 fases baixadas aleatoriamente do servidor da Nintendo feitas pela comunidade, é possível escolher entre 3 níveis, Easy, que só tem 8 fases e são todas muito simples, Normal com dificuldades sortidas, e Expert com seu nível Kaizo de dificuldade… Sim, se você achava que o editor de fases oficial da Nintendo não fosse permitir aquelas fases sem noção no mesmo estilo dos milhares de hacks existentes você está redondamente enganado, afinal o jogo dá essa liberdade e o jogo quer que você faça uso de todas essas 100 vidas. Ironicamente eu venho tido um tempo fácil nesse modo, e se não fosse pela possibilidade de pular as fases indesejadas com um mero passar de dedo no Game Pad, eu me cansaria muito rápido desse modo, mesmo ele sendo necessário para destravar os mystery costumes.

Compartilhe! Faça sua aventura: Mais do que uma mensagem fortemente passada a todo momento, o jogo realmente enfatiza o compartilhamento online de fases criadas, eles até criaram o site http://supermariomakerbookmark.nintendo.net para aumentar a acessibilidade e tornar o jogo satisfatório para quem não gosta de criar. Já para os que gostam, é possível ir ao arquivo de fases criadas e organizá-las para serem jogadas na ordem que você quiser! Quer desafiar seu amigo a completar 4 de suas melhores criações? Você pode! Quer publicar no Facebook a sua mais recente criação que você postou na rede? Você pode! Super Mario Maker é um jogo sustentado pela comunidade, e nesse momento ela está bombando em criatividade para designs.

O que falta para ficar perfeito? Embora o jogo receba atualizações de conteúdo, incluindo uma muito conveniente que adicionou checkpoints, ainda há alguns mínimos detalhes que incomodam até as mentes mais brilhantes. Por exemplo, onde estão as ladeiras? Ladeiras existem desde SMB 3, e até a fase do Mario Maker no Smash Bros. 4 tem ladeiras, outro ponto que eu tenho é não termos uma seleção mais ampla de músicas, eu queria tanto os temas “athletic” para as minhas fases, mas eu gosto como é possível usar as ferramentas de som e criar fases musicais, um belo improviso feito pela comunidade já que o jogo não tem uma ferramenta de composição como Mario Paint. Às vezes eu penso o quanto esse jogo suplica por DLC, novos inimigos, mais power-ups, mais estilos.

Veredito: Super Mario Maker é a celebração definitiva do Mario 2D, as possibilidades infinitas desse jogo podem torná-lo um jogo para se aproveitar pela vida inteira, e instiga até quem não se interessa em designs. Os mystery costumes são um charme a parte, mas forte incentivo à criar, jogar e compartilhar é o que dá valor ao jogo. Obrigatório à todos os fãs de Mario 2D.

score90

Aqui estão as minhas fases, conseguem completar todas?

Kaizo FOG vs.: C239-0000-0271-6153

New Tubular: A0DD-0000-0272-BCE2

Don’t Stop Flying: 586C-0000-0275-CD11

Yoshi Food Frenzy: 77B6-0000-0278-A2C3

Master Fortress: 61C1-0000-0278-ABE2

The Bullet Bill Express: FEA2-0000-027C-FE73

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s