Geração 8.5

Esse é um pensamento que eu tenho faz tempo, um pensamento que muito corresponde à realidade.Essa é a geração 8.5. O melhor nome que eu encontrei para definir essa nova leva de consoles de mesa que estamos recebendo. Começou com o PS4 Pro no fim do ano passado, passando pelo vinidouro Nintendo Switch daqui a alguns dias e terminando com o ainda misterioso Project Scorpio da Microsoft. À parte de serem à grosso modo versões mais poderosas e melhoradas de seus hardwares anteriores, nenhum deles traz alguma coisa que realmente os destaca como sendo uma nova geração de consoles, quer dizer, o Switch ser duas vezes mais poderoso que o Wii U e possuir um design compacto com foco em portabilidade certamente é alguma coisa, mas eu chamaria essa coisa de ser o jeito Nintendo de fazer as coisas, especialmente considerando que o Switch veio como uma retratação pelos erros do Wii U, os Joy-Cons, eles não carregam nenhuma novidade marcante com eles, nada para ser chamado de gimmick neles, embora eu adore o fato de serem um Wiimote 3.0 que eu sempre desejei, esse mesmo fato é o que não os torna novidades.

Primeiramente, quanto ao PS4 Pro, eu realmente queria entender qual a necessidade desse console existir, ele não receberá jogos exclusivos para o seu hardware ligeiramente mais parrudo que o PS4 original, sua vantagem está em um boost mode do qual somente jogos compatíveis farão uso, então se você tem o PS4 original o upgrade é futil, a menos que você se interesse por poder. Os executivos da Sony chegaram a explicar que a razão pela existência do PS4 Pro é competir com os PCs, competição inútil e maluca, todo mundo sabe que os PCs sempre serão superiores em performance do que consoles não importa o quanto os fabricantes tentem, o que explica a Nintendo por exemplo se focar mais em experiências de jogo, assim como eu comprei um PS4 com esse objetivo.

Já sobre o Switch, ele está fora do meu radar até o lançamento de Super Mario Odyssey, por mais que eu tenha coberto de elogios a apresentação da Nintendo há algumas postagens atrás, eu como consumidor devo olhar somente para o que me interessa e se o que me interessa estará disponível para os consoles que eu já tenho. Zelda BotW também sairá para Wii U (já fiz reserva, inclusive), Sonic Mania também sairá para PS4, e ainda nesse último eu também estou aguardando por NieR Automata (por motivos de Platinum Games). Caso eu dê um jeito de conseguir um Switch antes de SMO, comprarei com certeza, mas até lá estarei realizado em games.

A VIII geração de consoles está longe de acabar, ela acabou de ser prorrogada.

Deixe uma Resposta

