Super FOG Vs. Sonic The Hedgehog

Disclaimer: Eu disse que esse primeiro review viria no domingo, mas rolou um misto de preguiça, distrações, trabalho e procrastinagem. Desculpe por isso.

Introdução: O ano é 1991, um ano em que a Nintendo já estava para consolidar um monopólio no mercado de consoles de video game, o SNES lançou e foi rapidamente conquistando corações, e quem iria parar esse avanço da Big N e do seu encanador que pula em tartarugas? Eis que uma tal SEGA resolveu aceitar o desafio usando para isso o seu sutilmente mais velho Mega Drive, um console que na época sofria para se tornar popular. Foi quando o trio de colaboradores: O designer Naoto Oshima, o programador Yuji Naka e o planejador Hirokazu Yasuhara, se reuniram para criar o jogo que bateria de frente com aquele encanador que salva princesas.
O projeto original seria de um personagem coelho que moveria blocos pelo cenário, até que Naka apareceu com uma engine de super velocidade, que decidiu que o protagonista teria de ser um personagem veloz para enaltecer o aspecto de hardware onde o MD superava o SNES, a velocidade do processador. Um concurso interno decidiu quem seria o personagem, acabaram escolhendo o ouriço (porco-espinho para os mais ferrenhos) por ele ser um pet popular no Japão. À parte dos desentendimentos com a SEGA dos EUA quanto às escolhas de design, o personagem foi tomando forma com influência em ícones pop!

O nome SONIC é uma alusão clara à velocidade do som, ao supersônico, sua cor azul é para combinar com a cor do logotipo da Sega, os calçados vermelhos foram duplamente inspirados no Papai Noel e no rei do pop Michael Jackson, a história seria sobre Sonic proteger os animais da South Island do malvado Dr. Ivo Robotnik que quer transformá-los em robôs para que eles construam sua cidade industrial e cheia de poluição. Decidiram pôr robôs como inimigos por acharem que produção de máquinas são um antagonista à velocidade.

A correria em si: O que fez Sonic The Hedgehog tão único para a época foi o seu level design pensado em velocidade e as físicas do jogo que favoreciam isso, além de tornar o jogo tão satisfatório de se jogar. Cada fase possui várias rotas para se chegar até o final, sendo que as rotas mais altas recompensam o jogador com o caminho mais rápido e cheio de itens, desde as básicas argolas (rings), colete 100 e ganhe uma vida, aos monitores espalhados que contém super argolas que valem por 10 argolas, escudos protetores, invencibilidade e vidas extras. Basicamente foi o que consagrou Sonic clássico e estará de volta em Sonic Mania, mas que tipos de estágios o Sonic precisava percorrer?

Green Hill: Uma fase gramada perfeita para começar uma aventura, a fase mais popular do Sonic até os dias de hoje, tinha tudo que definiu o stage design de Sonic: Plataformas-pêndulo, pedaços de chão que desabam, túneis para ganhar embalo em forma de bola e os icônicos loopings.

Marble Zone: Quando ruínas da Grécia antiga encontram magma e túneis cheios de armadilhas mecânicas e outra marca registrada de Sonic, as passagens secretas para câmaras cheias de itens.

Spring Yard: Cheia de bumpers, half-pipes e bolas de espinhos, ambientada nas estruturas de metal com uma cidade pequena ao fundo.

Labirynth: Infame em muitos sentidos, você certamente passou a odiar fases de água em outros jogos por causa dessa aqui, não só por causa da água te lerdear, devido ao inexplicável fato de Sonic não saber nadar*, mas pelo level design ser totalmente contra-intuitivo à proposta de velocidade do jogo.

Star Light: Minha favorita pessoal, céu noturno estrelado, música fantástica, o retorno dos loopings e rotas altas cheias de argolas para coletar.

Scrap Brain: A base do Robotnik, recheada até o talo de inimigos e armadilhas perigosas que farão de tudo para te ver em pedacinhos!

Estrutura: Cada estágio é dividido em 3 acts com uma batalha contra Robotnik no final do tercero act, você tem o tempo limite de 10 minutos para completar cada uma, mas com todo o level design pensado em velocidade, há fases que podem ser completadas em 2 minutos, 1 minuto e meio, a Green Hill Act 1 pode ser terminada em 30 segundos se o jogador for habilidoso o suficiente.

Special Stages: Ao coletar 50 argolas nos acts 1 e 2 das fases, uma argola gigante aparecerá no final delas, pule dentro dela e você irá para o Special Stage, um labirinto 2D com visão de cima onde o objetivo é guiar Sonic pelos blocos até a Chaos Emerald, colete todas as 6 e você verá o melhor final do jogo.

Música: Um aspecto que não somente definiu Sonic mas também o estilo de composições musicais no Mega Drive, os chiptunes icônicos daquela época que surpreendiam por extrair o melhor da simplória placa de som do console, além das excelentes trilhas compostas por Masato Nakamura que não só referenciavam algumas músicas clássicas como também eram bastante variadas, tinham uma batida que combinavam com o ritmo veloz do jogo, muitas delas continuam boas até hoje.

As melhores formas de Sonic 1: Sonic The Hedgehog tornou-se um hit! Crescendo rapidamente como o jogo mais importante da Sega e que, em razão disso, recebeu inúmeros relançamentos, desde coletâneas para outros consoles, versões para serviços digitais e a remasterização para dispositivos móveis feita por Christian Whitehead, que adiciona diversas novidades sem destoar a experiência original. Fãs nostalgicos podem preferir o original para o 16-bit da Sega, mas se você é novo na série, comece pela versão para dispositivos móveis.

Veredito: Sonic The Hedgehog marcou o início de uma nova era, não só para a Sega e seus consumidores mas para a indústria como um todo. O sucesso do novo personagem foi imediato, principalmente no ocidente, ele chegou pra ser o novo rei dos jogos de plataforma!

score85

Anúncios

Um pensamento sobre “Super FOG Vs. Sonic The Hedgehog

  1. Pingback: Maratona Sonic Mania!! – Super FOG vs.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s